Notícias sobre fechamento de embalagens

Notícias

Luvas descartáveis: Quando devemos usá-las para manipular os alimentos

De acordo com a portaria do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, CVS 05/13, o uso de luvas descartáveis torna-se parte do processo de manipulação de alimentos, mas é necessário atenta-se em quais casos elas devem ser usadas e quais são dispensadas. Além disso, a higienização das mãos é crucial para garantir a higiene, mesmo quando se usa as luvas.

Luvas descartáveis para alimentos prontos para consumo

O material utilizado para confeccionar as luvas descartáveis é pensado para proporcionar a segurança ao usuário e não permitir a transmissão de micro-organismos prejudiciais à saúde como as bactérias. Em casos em que os alimentos já estão prontos e o cozinheiro deseja empratá-los, o uso das luvas descartáveis é necessário, pois garante que a comida não terá nenhum tipo de contaminação.

Manipulação de frutas, verduras e legumes já higienizados

Após a higienização de frutas, verduras e legumes, a manipulação deles deve ser realizada também com as luvas descartáveis, pois elas garantem o manuseio seguro. É importante ressaltar que para cada tipo de manuseio, deve-se utilizar um par de luvas diferente. Isso significa que, por exemplo, depois de manipular carnes com as luvas não se deve usá-las para pegar outros alimentos.

Como lavar corretamente as mãos antes de usar as luvas descartáveis

Algumas pessoas imaginam que por usar as luvas descartáveis não precisa se preocupar com a higienização das mãos. Esse tipo de pensamento é errôneo, pois lavá-las é indispensável.

O modo de lavar as mãos também determina a eliminação correta dos agentes contaminantes. O primeiro passo é molhar as mãos, aplicar o sabão e esfregar as palmas das mãos; entre os dedos, as unhas friccionadas na palma da mão, uma mão em cima da outra, os pulsos e enxaguar. A hora de secar as mãos também é importante. É necessário secar com toalhas limpas. Após higienizar e secar as mãos, elas estão prontas para usar as luvas.

Para saber mais sobre as luvas descartáveis comercializadas pela Astonia, clique aqui.

Confira mais notícias