Notícias sobre fechamento de embalagens

Notícias

Como é feito o plástico bolha

O plástico bolha é um dos materiais mais utilizados para realizar a proteção de produtos que precisam ser embalados para que seja possível realizar o transporte em segurança. Atualmente, há sete modelos de plástico bolha para adequar às necessidades de cada cliente.

  • Padrão: Para proteção de produtos pesados.
  • Light: Realiza proteção leve.
  • Soft: Proteção média.
  • Dupla-face: Garante proteção extra com três camadas de filme.
  • Picotado: Utilizado para embalagens manuais.
  • Filme bolha encolhível: Adere exatamente ao formato do produto que foi embalado.
  • Plástico bolha grosso: Proteção extra reforçada.

Polietileno de baixa densidade do plástico bolha

A matéria-prima que dá início aos plásticos modelados com bolhas é o Polietileno, um polímero que passa por um processo de ser parcialmente cristalino – entre 50 e 60% – e garante flexibilidade.

No caso do plástico bolha, o Polietileno utilizado é o de baixa densidade (PEBD ou LDPE), que passa por pressões entre 1000 e 3000 atmosferas; numa temperatura de no mínimo 100 e máxima de 300°C.

O Polietileno é feito de uma combinação entre flexibilidade, alta resistência aos impactos, estabilidade e propriedades elétricas. Graças a essas características que torna-se possível a transportação de produtos, peças, acessórios, entre outros itens.

As propriedades físicas do Polietileno

Propriedade

Método ASTM

PEBD

Densidade (g/cm³) D 792 0,912-0,925
Temperatura de fusão cristalina (°C) 102-112
Índice de refração (nD) D 542 1,51-1,52
Tração no escoamento (MPa) D 638 6,2-11,5
Alongamento no escoamento (%) D 638 100-800
Resistência à tração (MPa) D 638 6,9-16
Alongamento máximo (%) D 638 102-240
Módulo elástico (MPa) D 638 102-240
Dureza (Shore D) D 676 40-50

Fonte: Coutinho, F.M.B; Mello, L.C; Maria, C.S.L. Polietileno: Principais tipos, propriedades e aplicações. (2003).

Aplicações do plástico bolha

O plástico bolha tem múltiplas funções e comumente utilizado por empresas dos segmentos automobilístico, moveleiro, metalúrgico, alimentício, entre outros.

Apesar de serem muito mais populares como parte da proteção contra calor e umidade, as bolhas localizadas no plástico também são utilizadas como revestimentos de pisos para que, após ter a aplicação de carpetes de madeira, seja possível ter proteção acústica.

Outra vantagem em se investir em plásticos bolhas é o fato de todos os tipos terem as características de serem recicláveis, com transparência de 75%, sem emissão de cheiros e não causa intoxicação.

A Astonia é uma empresa brasileira que fornece a comercialização de plástico bolha para atender aos clientes mais exigentes. Solicite mais informações através do nosso contato.

Confira mais notícias